Goiás, Goiás, Brasil

A Igreja de São Francisco de Paula, construída em 1761 por Antônio Tomaz Coelho, é um dos templos históricos mais importantes da cidade de Goiás. Com uma fachada simples de estilo colonial, apresenta pináculos nos pilares de sustentação e um campanário externo em madeira.
Seu interior destaca-se pelo arco cruzeiro, o altar-mor de linhas simples e as portas laterais que dão acesso às sacristias, adornadas com pinturas ornamentais. O balaústre da mesa de comunhão e o coro seguem um estilo discreto. O púlpito, embutido na parede dianteira, tem acesso pela sacristia por meio de uma porta decorada com a imagem do Espírito Santo.
Uma das principais atrações da igreja é o forro pintado, que retrata cenas da vida de São Francisco de Paula. O painel, de 1870, apresenta octógonos decorados com ornamentos simétricos.
MOMENTOS HISTÓRICOS E RESTAURAÇÕES
1921 – Após o incêndio da Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, a Igreja de São Francisco de Paula serviu como Catedral Provisória até a reconstrução do templo.
1925 – Instalação do sino atual.
1970 – Primeira grande restauração promovida pelo IPHAN, incluindo reparos no telhado, forros, esquadrias e instalação elétrica. Um revestimento de zinco foi colocado para proteger a pintura do forro.
1977 – A igreja sofre um roubo significativo, perdendo quase toda sua prataria, incluindo o resplendor do Senhor dos Passos.
1980 a 1985 – Fechamento da igreja para uma grande reforma, com drenagem do terreno, recuperação do arco cruzeiro e restauração do altar e das estruturas de madeira dos forros.
1990 – Em dezembro, a igreja é reaberta após nova restauração, viabilizada por recursos do Estado e de doações particulares.
2001 a 2002 – Nova restauração, patrocinada pela Petrobras e supervisionada pelo restaurador Wagner Matias de Sousa. Os trabalhos incluíram a recuperação do forro, do púlpito e do altar do camarim, sendo reaberta graças ao esforço de Antolinda Baía Borges (Tia Tó).
Atualmente, a Igreja de São Francisco de Paula segue como um importante espaço de devoção e tradição, sendo a sede da Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos.







